Projecto desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Projecto que visa alertar a comunidade escolar para os perigos de uma má alimentação.
Terça-feira, 07.06.11

O dia 9 de Junho, é o Dia da Escola Secundária D. Afonso Sanches e como tal existem uma série de actividades que os alunos podem participar, como: Afonsíadas, Concurso de Talentos, entre outras. O dia 9 de Junho é também importante pois os alunos do 12º ano irão expor os seus cartazes e mostrar os seus projectos a toda a comunidade escolar.

 

O nosso grupo, neste dia irá:

 

  • expôr o cartaz, dando a conhecer a todos os alunos da ESDAS o projecto "Comer em Grande";
  • mostrar, no auditório da Escola o nosso filme de desenhos animados;
  • disponibilizar a todos os curiosos o nosso dossier, onde consta todo o trabalho desenvolvido pelo grupo ao longo do ano;
  • dar a conhecer a música "Ouve bem adolescente!", editada pelo grupo;
  • disponibilizar dois computadores com um jogo lúdico, também criado pelo grupo, denominado "Comer em Grande - O Jogo;
  • oferecer a todos os alunos batidos de maçã, banana e pêra e sumos naturais de laranja e cenoura;
publicado por comeremgrande às 16:32 | link do post | comentar | favorito

Para a disciplina de Área de Projecto, todas os grupos, no final do ano têm de realizar um cartaz de final de ano,  para expor na escola com a descrição dos respectivos projectos.

 

O nosso grupo também realizou um cartaz.

 

Dêem-nos a vossa opinião! (:

 

tags:
publicado por comeremgrande às 15:53 | link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
Terça-feira, 12.04.11

O pão é um alimento hoje em dia desvalorizado por muitos pois nem toda a gente conhece as suas qualidades e valores nutritivos, associando a ingestão de pão ao facto de engordar uma vez que julgam ser apenas constituido por amido. 

 

 

 

ERRADO!

 

A falta de ingestão de pão afecta o bom funcionamento do organismo pois a ingestão deste ajuda a manter o nível de

colesterol normal no sangue e cria a sensação de saciedade, o que impede que haja um consumo exagerado

de outros alimentos. Para além disso o pão é muito importante na protecção contra doenças e contra o cancro porque fornece fibras. 

 

 

 

Para cada faixa etária existe uma quantidade óptima de ingestão de pão (refiro-me a pão simples e não com suplementos).

Assim temos que:

 

  • crianças - de 100 a 200 gramas de pão;
  • adolescentes, adultos com trabalhos leves e idosos - de 200 a 400 gramas de pão;
  • adultos com profissões que exigem um esforço físico maior - de 500 a 600 gramas de pão;

 

 Tabela Nutricional

 

 

 

Pão integral ou branco?


O pão integral é mais rico em nutrientes mas o pão branco é mais fácil de digerir.

tags:
publicado por comeremgrande às 16:50 | link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 23.03.11

Com sucesso concluímos a actividade proposta para o dia Mundial da Floresta.

Fotos da actividade: 

 

 

 

 

As nossas árvores eram respectivamente um castanheiro e uma nogueira, às quais demos o nome de Castanhol e Nogueirol.

Fotos das árvores:

 

               Castanhol:                     Nogueirol:

 

publicado por comeremgrande às 14:56 | link do post | comentar | ver comentários (1) | favorito
Quinta-feira, 17.03.11

 

 

Olá a todos!

Como sabem o nosso projecto é sobre alimentação saudável e no dia 21 de Março é o Dia Mundial da Floresta.

 

Mas, afinal o que tem a ver comida saudável com a floresta e as árvores? 

 

Todos sabemos que existem diversos tipos de árvores. Existem árvores que não dão frutos e existem árvores que dão fruto. É essa a relação.

A fruta é um alimento muito saudável e provem das árvores, como tal e para não deixarmos passar este dia em branco decidimos plantar na nossa escola duas árvores de fruto, uma nogueira e um castanheiro na qual baptizamos de Nogueirol e Castanhol.

Este evento irá ser realizado no dia 21 de Março pelas 10 horas da manhã.

 

Se és aluno da ESDAS vem dar-nos o teu apoio e junta-te a nós. :D

 

publicado por comeremgrande às 11:23 | link do post | comentar | favorito
Sexta-feira, 25.02.11

 

 

 

 

 

tags:
publicado por comeremgrande às 15:35 | link do post | comentar | favorito
Terça-feira, 22.02.11

Os fritos fazem mal não só por estarem cheios de óleo, na verdade, o óleo a ferver altera os compostos quimicos e orgânicos de qualquer alimento.

Com a acção do calor nos óleos e gorduras provocam a desidratação de uma molécula chamada glícerol, que forma uma substância que é potencialmente cancerisna (acroleína). Os alimentos fritos são mais calóricos e os óleos, que facilmente saturam a altas temperaturas, ajudam no desenvolvimento de doenças do coração.

 

publicado por comeremgrande às 11:18 | link do post | comentar | favorito

A água é importante no nosso organismo porque:

 

*A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas;
* Facilita a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina;
* Lubrifica as cartilagens, o que permite evitar o desgaste dos ossos com movimentos abrasivos(movimentos que provocam desgaste ósseo);
* A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo;
* A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção;

74% do nosso corpo é constituido por água. Sabias?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para manter-nos o equilíbrio de água no nosso corpo devemos beber, no mínimo, 8 copos de água por dia, o correspondente a 2 litros de água.

 

O nosso corpo é constituido por aproximadamente 74% de água.

 

"A ÁGUA É A FONTE DA VIDA"

publicado por comeremgrande às 10:21 | link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 09.02.11

Porque é que o pequeno-almoço é tão importante?

Durante o sono, passaram pelo menos 8 horas sem comer. Este é o momento de iniciar o dia e para que este dia seja produtivo é necessário que o corpo se sinta bem. O que ingerirem pela manhã influenciará não só a disposição durante o restante dia como também o que irão ingerir! Se ingerirem um pequeno-almoço equilibrado e saudável o dia correrá melhor e as hipóteses de serem obesos ou de virem a sofrer de diabetes diminuirão drasticamente.

 

Um pequeno-almoço saudável deve ter:

  • Proteínas de origem animal:

-leite

-iogurte

-queijo

-fiambre

  • Proteínas vegetais:

-pão

-tostas

-cereais

 

  • Vitaminas:

-laranja

-limão

-toranja

 

  • Ácidos gordos essenciais:

-margarina poli-saturada

 

  • Líquidos:

-chá

-café

publicado por comeremgrande às 15:25 | link do post | comentar | favorito
Terça-feira, 08.02.11

A divulgação do nosso projecto tem vindo a ser bastante desenvolvida.

Discutindo o assunto da divulgação em grupo, encontramos várias soluções para divulgar o projecto e fazê-lo passar pelo maior número de pessoas possível, para isso decidimos divulgá-lo online e fazer parcerias com vários blogs da saúde alimentar (o que ainda esta a decorrer), obtendo ainda apenas uma autorização de uma publicação de um artigo nosso noutro blog e uma de publicação no site da escola D.Afonso Sanches.

 

(Link do artigo no blog: http://www.blogdocatarino.com/2011/02/ideias-do-projeto-comer-em-grande.html)

(Link do site da ESDAS: http://www.es-afonsosanches.pt/portal/)

publicado por comeremgrande às 10:34 | link do post | comentar | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
links
últ. comentários
O cartaz que o vosso grupo elaborou está muito bem...
É bom saber que os jovens se interessam pela neces...
Já colocamos os gráficos como sugeriu espero que g...
O vosso blog esta muito giro e muito bem construid...
Obrigado pela sugestão , (:
E uns gráficos a ilustrar os resultados, hum? fica...
Posts mais comentados
blogs SAPO
subscrever feeds