Projecto desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Projecto que visa alertar a comunidade escolar para os perigos de uma má alimentação.
Quarta-feira, 02.02.11






Como referimos num dos posts anteriores, um dos objectivos do nosso projecto é promover a boa alimentação da nossa comunidade escolar. Como tal, decidimos realizar inquéritos com o intuito de ficarmos a conhecer os hábitos alimentares dos estudantes da ESDAS. Devido ao elevado número de alunos deste estabelecimento escolar aplicamos os inquéritos apenas aos alunos mais novos, 8º ano e aos alunos mais velhos, 12º ano.

 

Com base nas respostas dos jovens estudantes conseguimos comparar os cuidados alimentares entre estas duas faixas etárias e tirar algumas conclusões à cerca destes.

 

  • Relativamente à primeira questão "Nos dias em que tens escola de tarde ou pouco tempo para almoçar, costumas almoçar onde?", os resultados para a opção "cantina da escola" foram muito semelhantes entre os dois anos, havendo apenas uma diferença de mais 6 alunos, no 8º ano a escolherem a cantina da escola. Já as refeições nos cafés próximos da escola, são uma opção adoptada pela esmagadora parte dos alunos do 12º ano. Para as restantes opções, obtivemos percentagens muito semelhantes.
  • A segunda pergunta do questionário visou conhecer as preferências pelos produtos alimentares do buffet escolar. Os alunos mais novos dão preferência aos pães e ao ice-tea e deixam de parte as bolachas e a água. O 12º ano também prefere pão mas deixa de parte o ice-tea. Há uma analogia de preferências entre estes dois anos.
  • No que diz respeito à terceira pergunta e apesar de a preferência da maior parte dos alunos ser água, os refrigerantes com gás são muito requisitados pelos mais novos.
  • O conhecimento de doenças provocadas pela Fast-Food é, felizmente, partilhado por praticamente todos os inquiridos, mas mesmo assim, contrariando este conhecimento, ainda são cometidos muitos erros na alimentação. Porém, apenas 1 aluno (dos inquiridos) sofre de uma doença causada pela ingestão excessiva de comidas rápidas.
  • A 7ª pergunta refere-se ao consumo de comidas gordurosas durante uma semana. Os resultados que obtivemos foram os que tínhamos previsto. A grande maioria dos alunos come batatas fritas 1 a 2 vezes por semana; as pizzas são pouco solicitadas pelo 12º ano mas em contrapartida o 8º ano come entre 1 a 2 vezes por semana; os hambúrgueres e os cachorros obtiveram resultados semelhantes, são escolhidos como refeições entre aproximadamente 1 vez por semana; relativamente às francesinhas e às comidas pré-confeccionadas os resultados foram idênticos, com a maioria dos alunos a comer apenas 1 vez por semana.


O que realmente nos surpreendeu é que apenas uma percentagem mínima dos alunos sabe definir o conceito de caloria (quantidade de energia que cada alimento possui, e que o nosso corpo utiliza para as mais diversas funções como: a digestão,a respiração, a prática de exercício físico, etc...).

A alimentação é muito importante para uma vida saudável e activa, como tal a escolha dos alimentos certos é fundamental. Existe uma panóplia de produtos saudáveis que podem substituir o Fast-Food, apenas é necessário APRENDER A SABER ESCOLHER.

 

 

Gráficos dos inquéritos online nos links:

-12ºano: http://img691.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=sabesoqueaocertoumacalo.png

 

-8ºano : http://img535.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=sofresdealgumadoenaprov.png

 

(os gráficos são dados em links pois não podíamos fazer um post com eles, a imagens são muito grandes e iriam monopolizar a página inicial do blog, assim decidimos apresentar os links dos seus slideshows)

 

PS: Os gráficos relativos, ao 12ºano, às perguntas "Sofres de alguma doença provocada por uma má alimentação?" e " Sabes o que é Fast- Food?" não são apresentados pois as respostas foram 100% afirmativas então achamos desnecessário coloca-los.

publicado por comeremgrande às 16:13 | link do post | comentar | favorito
maria silva a 10 de Fevereiro de 2011 às 20:59
O vosso blog esta muito giro e muito bem construido, e fecilito-vos por estarem a tratar deste tema, que hoje em dia e bem necesario alertar o maximo de pessoas possiveis para os perigos de uma ma alimentaçao. Continuem o bom trabalho que tem estado a fazer e boa sorte para o vosso trabalho de area de projecto.
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
26
27
28
arquivos
links
últ. comentários
O cartaz que o vosso grupo elaborou está muito bem...
É bom saber que os jovens se interessam pela neces...
Já colocamos os gráficos como sugeriu espero que g...
O vosso blog esta muito giro e muito bem construid...
Obrigado pela sugestão , (:
E uns gráficos a ilustrar os resultados, hum? fica...
Posts mais comentados
blogs SAPO